Fascicularia bicolor, uma espécie surpreendente

É impossível não nos deixarmos surpreender pelo encanto de uma Fascicularia bicolor durante a sua época de floração. Foi o que nos aconteceu durante uma visita a um Horto em finais de Novembro de 2021: No meio de uma selva de plantas verdes a luminosidade colorida de alguns exemplares em flor despertou a nossa imediata curiosidade. Parecia uma Bromeliaceae com ares de Aechmea recurvata. Os vasos não tinham no entanto nenhuma etiqueta identificativa com o nome da espécie. Etiquetámo-la como uma Aechmea recurvata e assim foi acrescentada à colecção botânica. Mas estávamos enganados.

A Fascicularia bicolor é uma planta da família das Bromeliaceae proveniente dos Andes do Chile. Sendo uma espécie de encosta prefere terrenos pouco encharcados. Por isso plantámos o nosso exemplar num declive, evitando a acumulação de humidade excessiva. É normalmente de hábito terrestre embora também se possa cultivar como epífeta. Nesse caso as folhas serão mais compridas mas poderá não florir se não tiver sol suficiente.

É uma planta de cor verde que pode passar despercebida durante largos meses. No entanto quando chega a época de floração (no nosso caso ela ocorreu entre Dezembro e Fevereiro, o que corresponde ao Verão no Hemisfério Sul) a Fascicularia torna-se esplendorosa. Numa primeira fase as folhas interiores da roseta passam de verde a um vermelho intenso, anunciando a chegada da flor. A fotografia abaixo mostra uma roseta já florida e outra já a mudar de cor anunciando uma próxima floração:

A floração é de um azul claro muito intenso, definhando depois para creme e não se eleva da roseta como nas Aechmea. Foi nesta altura que descobrimos que afinal a nossa classificação inicial estava errada. Tivemos que produzir uma nova etiqueta!

A nossa Fascicularia bicolor, plantada no Jardim do Labirinto com o número de série 523, suportou este seu primeiro Inverno sem dificuldade. Até tem já novos rebentos saindo de entre as folhas mais exteriores da roseta. Está a formar-se um belo tufo de plantas que atinge um metro de diâmetro.

Leave a comment