Aloe perfoliata

Em Novembro de 2019 resolvemos reformular o Belveder situado no início do Jardim do Labirinto abrindo uma nova ligação a este Jardim e plantando na sua orla um conjunto de plantas de climas quentes como espécies de aloe e de yucca. Logo à entrada do Belveder sobrou um pequeno espaço difícil de preencher porque tinha uma rocha inamovível por baixo. Improvisou-se um vaso com pedras grandes à volta, por cima da pedra de base, atapetou-se de solo e partimos à procura de uma espécie que ali coubesse. Encontrámos um Aloe perfoliata já com uns impressionantes 60 centímetros de altura num horto perto de Palmela. E já com uma sólida ninhada de pequenos rebentos junto da sua base. Estava encontrado o exemplar ideal para aquela localização e condições.

dav

O Aloe perfoliata é uma espécie nativa da Província do Cabo Ocidental na África do Sul, aparecendo em zonas pedregosas. Tem um hábito rastejante com o seu tronco deambulando deitado sobre as rochas  e tendo apenas a roseta terminal de folhas verdes orientada para cima. Estes troncos rastejantes chegam a atingir os dois metros de comprimento.

sdr

No caso do nosso exemplar o tronco não é ainda suficientemente comprido para tomar um hábito rastejante, pelo que permanece a crescer na vertical.

dav

As suas folhas carnudas possuem na sua periferia e na parte inferior um conjunto de espinhos de cor branca mais assustadores do que, na verdade, perfurantes.

Por aparecer num habitat de terrenos pedregosos os ingleses chamam-no de Rubble Aloe, que numa tradução livre poderíamos chamar de aloé das pedras. Botanicamente já foi conhecido como Aloe mitriformis (devido à semelhança com a mitra dos bispos).

O Aloe perfoliata pertence à família das Asphodelaceae e, contrariamente à maioria dos outros aloés, floresce no Verão no Hemisfério Norte. As flores são vermelhas no topo de uma haste de uns 40 centímetros, beneficiando de uma exposição solar forte. Há relatos que afirmam que esta espécie de aloe resiste à neve.

O nosso exemplar, que foi plantado a dois metros de um Aloe vera, recebeu o número de registo 383. As fotografias foram tiradas no dia 3 de Dezembro de 2019.

Leave a comment