Euryops pectinatus, uma margarida amarela em pleno Inverno

O Jardim do Labirinto foi construído para apresentar motivos botânicos de interesse durante todas as estações do ano. Agora, em pleno Inverno, sobressai a floração das espécies da África do Sul, como a Kniphofia uvaria, o Euryops chrysantemoides e o Euryops pectinatus, que tratamos neste artigo.

sdr

O Euryops pectinatus é uma planta originária da provícia do Cabo Ocidental, na África do Sul, pertencente à família das Asteraceae. No seu ambiente natural é um arbusto perene atingindo uma altura de cerca de 1 metro. Foi descrita pelo botanista francês Alexandre Cassini, que se especializou no género Asteraceae.

As suas flores lembram margaridas, medem cerca de 5 cm de diâmetro e são muito vistosas. Para isso muito contribui a cor amarela das pétalas (cerca de 12), dos estames e carpelo e pelo facto de as flores serem suportadas por um pedúnculo bastante alto, que as conserva muito acima das folhas.

sdr

O epíteto específico pectinatus significa “semelhante a um pente” e refere-se ao fino e profundo recorte das folhas. Contrariamente ao Euryops chrysantemoides, que tem as folhas verdes e brilhantes, as folhas do Euryops pectinatus são de uma cor azul-acinzentada, pelo que os ingleses lhe chamam grey-leaved Euryops. As folhas mais jovens parecem polvilhadas com um pó cinzento, mas na verdade trata-se de pêlos. Isto é particularmente visível nas folhas novas como se verifica na fotografia abaixo:

sdr

O nosso exemplar tem o número de registo 253 e foi plantado em Abril de 2018 no Jardim do Labirinto. Está com cerca de 50 cm de altura e de diâmetro.

sdr

Todas as fotografias se referem ao exemplar existente no nosso Arboreto e foram captadas em Fevereiro de 2019.

Leave a comment