Echeveria pilosa dois anos depois

As Echeverias são plantas suculentas com origem no México. O seu nome deriva de Atanasio Echeverria, um artista botânico mexicano que desenhou milhares de plantas. Em honra ao seu distinto trabalho o botanista Alphonse de Candolle deu o nome de Echeveria a este género de plantas.

WP_20180724_16_08_11_Pro Echeverria pilosa vista de cima

É difícil não nos sentirmos atraídos pelo encanto destas plantas. Em Portugal é fácil encontrar à venda mais de uma dezena de espécies de Echeverias, entre espécies botânicas e híbridos A nossa primeira Echeveria foi uma Echeveria pilosa, adquirida em junho de 2016, plantada no Arboreto e que, agora com dois anos, resistiu estoicamente a chuva, frio e calor. Cresceu em altura e expandiu-se enormemente em largura. Veio num vaso de 10 centímetros e ocupa agora 40 centímetros de diâmetro.

WP_20180724_16_06_41_Pro Echeverria pilosa flores

As flores da Echeveria pilosa com uma cor vermelho-alaranjado e amarelo aparecem em hastes florais com cerca de vinte centímetros acima das rosetas das folhas. São muito vistosas apesar de não serem muito grandes. A floração ocorre em Julho e dura cerca de duas semanas.

WP_20180724_16_08_27_Pro Echeverria pilosa detalhe folhas

Mesmo quando não está em flor a Echeveria pilosa é muito atraente com as suas folhas carnudas encimando grossos talos, dispostas em roseta e muito peludas.

Pertence à família das Crassulaceae e aprecia luz forte. O nosso exemplar, com o número de registo 55, foi plantada em pleno solo, em zona de declive para evitar acumulação de água e não tem requerido cuidado especial. Apanha sol directo e de Verão é regada com pouca água. De Inverno tem recebido a água da chuva, mesmo quando excessiva.

WP_20180724_16_07_24_Pro Echeverria pilosa detalhe flores

Todas as fotografias desta Echeveria pilosa foram captadas em 24 de Julho de 2018 no Arboreto da Quinta.

 

Leave a comment