Chionanthus virginicus, farrapos de neve primaveris

O Chionanthus virginicus é uma espécie botânica da família das Oleaceae característica do Sudeste dos Estados Unidos (Virgínia, Georgia, Florida). Tem o formato de um arbusto, com vários troncos, mas pode também adquirir um porte arbóreo impressionante atingindo quase os dez metros de altura.

Foi adquirido através da Internet em 2016, tendo sido plantado no Arboreto em Junho desse ano e recebendo o número de registo 61. Chegou como uma pequena planta, com cerca de 40 centímetros, e tem crescido de forma apreciável nestes últimos dois anos. Tem agora cerca de 80 centímetros de altura e parece estar muito saudável e a gostar do lugar onde foi plantada.

WP_20180521_18_42_44_Pro Chionanthus virginicus visto cima

As folhas são de um verde claro, bastante vistosas também pelo seu tamanho que pode atingir quase os 20 centímetros de comprimento.

Verdadeiramente espectacular é a sua floração que ocorre em Maio. As flores são de um branco imaculado, com as pétalas muito compridas e estreitas, como se farrapos de neve tivessem tombado sobre o arbusto a meio da Primavera. Talvez por isso em Portugal haja quem lhe chame de Árvore de Neve. Os ingleses dão-lhe o nome comum de White Fringetree, o que daria, em tradução livre, a “árvore das franjas brancas”. Um nome muito adequado ao aspecto geral do arbusto.

As flores exalam também um perfume agradável ao final do dia, perfume semelhante ao do lilás.

WP_20180521_18_43_10_Pro Chionanthus virginicus vista lateral

Regamo-lo com bastante frequência durante o período estival. As suas folhas muito grandes podem ser queimadas pelo sol intenso. Está plantado em pleno sol mas deixamos crescer sempre um feto natural nas suas proximidades para lhe dar alguma sombra enquanto é uma planta jovem.

Todas as fotografias aqui exibidas foram captadas no dia 21 de Maio de 2018.

 

Leave a comment