Loropetalum chinense Ming Dinasty

Se existem arbustos que exercem sobre nós especial encantamento, o Loropetalum chinense Ming Dinasty encontra-se certamente nesse grupo de predilectos. É uma espécie originária da China, das encostas dos Himalaias e do Japão e pertencente à família das Hamamelidaceae . No Brasil é conhecida por Amamélis e os ingleses chamam-lhe Chinese Fringe Flower.

Esta espécie existe com floração branca ou com floração rosada. No caso do cultivar Ming Dinasty, que é o que possuímos na Quinta, a floração é de um cor-de-rosa muitíssimo intenso e as folhas são de um verde dourado verdadeiramente espectacular.

WP_20180212_12_27_45_Pro Loropetalum chinense Ming Dinasty vista geral

Lorpetalum vem do Grego Loron (fita) e petalon (pétala ou folha). Com efeito as flores são muito curiosas porque as pétalas são muito estreitas e compridas e ficam com o aspecto de uma franja desordenada. Este exemplar chegou de França em fevereiro de 2017 e poucos dias depois de chegar já tinha algumas flores, apesar de a planta não ultrapassar os 20 centímetros na altura. O Loropetalum cresce muito, podendo atingir os 3 metros de altura e os 2 metros de envergadura. Já imaginamos como deve ser ainda mais impressionante quando tiver essas dimensões.

WP_20180212_12_27_16_Pro Loropetalum chinense Ming Dinasty detalhe flor

O nosso exemplar recebeu o número de registo 120, é muito ramificado, tem folhas persistentes e começou a sua floração no início de Fevereiro, pouco se importando com as temperaturas negativas que se fizeram sentir. Esperamos que esta floração dure até ao final de Março.

O Loropetalum chinense foi descoberto no Japão em 1880 e introduzido em Inglaterra por Charles Maries nesse mesmo ano.

 

Leave a comment