Magnolia stellata

A Magnolia stellata é um pequeno arbusto da família das Magnoliaceae originário da ilha de Honshu no Japão, onde aparece junto a regatos e em solos encharcados. Cresce com desesperante lentidão, podendo adquirir um porte arbóreo e uma altura de 5 metros.

Em Portugal chamamos-lhe magnólia-de-estrela ( e os ingleses star-magnolia) pelo formato muito particular das suas pétalas e sépalas brancas irradiando a partir de um centro amarelo.

O nosso arbusto veio de França, com uns 40 centímetros de altura e foi plantado em Maio de 2016. Tinha ainda algumas flores abertas mas em estado lastimável devido ao transporte.

WP_20170309_12_38_20_Pro Magnolia stellata

Foi preciso esperar pelo ano seguinte para admirar o explendor da sua floração. O arbusto pouco cresceu no espaço de um ano, talvez uns dez centímetros, mas tal não o impediu de florir com profusão. As fotografias expostas foram tiradas a 9 de Março de 2017, no auge da sua floração.

Como se pode verificar, as flores ocorrem solitariamente na ponta dos ramos, numa época de final de Inverno e antes de as folhas aparecerem. Quando as folhas finalmente surgem, são verdes com reflexos bronzeados, os bordos ondulados e com uma inserção alterna ao longo dos ramos.

Desde 1998, com a publicação da obra de David Hunt (Magnolias and their allies), que a Magnolia stellata foi aceite como uma espécie própria.

Leave a comment